sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

O processo de criação de Game voltado para educação.


Por Alexandre Macêdo Santos (Strike Games)

Esse não é um artigo acadêmico, e será em primeira pessoa por mostrar uma visão pessoal após produzir 3 jogos voltados para o uso em sala de aula.

Nas idas as escolas e conversas para levar os projetos de games para salas de aulas eu percebi interesse das pessoas em usar os jogos e games com alunos. No entanto, existe uma barreira ou receio quanto ao uso de jogos em sala de aula. Em alguns casos o motivo é por causa da falta de intimidade em interagir com jogos no dia a dia. Por esta falta de intimidade alguns professores não se sentem a vontade em usar games ou jogos. Ou preferem delegar o uso para outras pessoas, ou ainda precisam de alguém para auxiliá-los. Antes de iniciar os projetos tratando sobre as Revoltas da Bahia eu não havia pensado no fator intimidade do professor com os jogos e games. Esse fator faz  uma grande diferença, por ser um guia na ação do professor em sala de aula.

O objetivo do projeto era ajudar o professor a criar uma experiência pedagógica atrativa para os alunos interagirem com os assuntos. Este objetivo nós alcançamos, mas ficou uma lacuna no caminho, é necessário capacitar parte dos professores para se sentirem a vontade com uso dos games. Com isso começamos a pensar em projetos de curta duração e capacitação para professores. Nessas capacitações o professor passa a lidar com o uso tecnologia e games em sala de aula, cria uma estratégia pedagógica e pode criar seu próprio jogo digital.

O primeiro projeto tem o objetivo de familiarizar o professor com uso e de tecnologias e jogos em sala de aula envolvendo as seguintes etapas:

  1. 1-      Escolhas dos games e tecnologias.
  2. 2-      Explorar os recursos para conhecer.
  3. 3-      Realizar atividades por meio de uma estratégia pedagógica.
  4. 4-      O professor criar sua própria estratégia pedagógica.
  5. 5-      Validação da estratégia pedagógica com demais participantes.


Uma questão que idealizamos: o professor ao criar seu próprio jogo tem mais confiança ao usá-lo e ainda cria o jogo conforme suas necessidades.

O método de criação do jogo é baseado no que eu uso para criar meu projetos (inclusive os comerciais).E para desenvolver um método básico de criação de games posso dizer que envolveu pesquisa, estudo leituras, alguns exemplos o livro Challenges for game designes de Brenda Brathwaite e Ian Schreiber, A Theory of Fun de Raph Koster, workshop com Adriana Key, livros de voltados para psicologia o Poder do Hábito de Charles Duhigg e muito mais vídeos e referencias que não anotei ao longo dos anos:

  1. 1-      Definir o objetivo do jogo. Qual o assunto e a estratégia de aprendizagem serão usados.
  2. 2-      Que tipo de jogo se encaixa com o assunto que será ensinado.
  3. 3-      Que sentimentos quero despertar no jogador.
  4. 4-      Fazer ciclo de testes de jogabilidade e assimilação do conteúdo.
  5. 5-      Validação das versões protótipo, alpha e beta com outros professores e alunos.
  6. 6-      Finalização com versão final.


Agora estamos no processo de criação de turmas de professores e vamos iniciar a validação do nosso método. Caso tenha uma escola ou grupo e queiram um orçamento para implementação do projeto estamos a disposição.

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