Já faz algum tem que atuei no
mercado de games, produzi jogos voltados a educação em um grupo de pesquisa.
Depois tentei abrir uma empresa e fiz alguns trabalho terceirizado, mas não
encontrei parceiros para seguir em frente. Depois acabei retomando o mercado de
games. Com o projeto de uma Startup.
A Startup ainda não está
formalizada, mas já fizemos nosso primeiro projeto indie. Foi o jogo Tictactoe Superpowers.
Ele teve sua ideia inicial em 2013. No entanto, foi um jogo que ficou na gaveta
por quase 4 anos. Em outubro de 2016 deu-se início a versão que foi lançada
para Android na Play Store.
O jogo foi produzido pela Strike
Games em parceria com o grupo de pesquisa Labrasoft, o jogo foi desenvolvido
por 3 pessoas. Alexandre Santos (artista gráfico, game designer, produtor e
gerente de projeto). Guilherme Ribeiro (programador) e Paulo Fontes (bolsista
de programação).
O jogo apresenta um twist do tradicional
jogo da velha com superpoderes. São 18 tabuleiros de 5x5, 7 poderes – que vão
de congelar, maçarico, bombas, plantas dentre outros. Foi produzido na game engine unity no prazo de 9 meses.
As principais dificuldades foram
manter um jogo com uma estrutura pequena e trabalhar a Inteligência Artificial
ser progressiva. A inteligência não foi implementada completamente, tanto que
ficou faltando o balanceamento e as pessoas depois de descobrir o ponto fraco
vencem o jogo com um ou estilos de jogada.
O projeto não saiu como
pensávamos, mas foi um grande aprendizado e serviu para testar a equipe. Ver as
limitações e habilidades. Também foi útil. Pois usamos o scrum no gerenciamento
do projeto e tarefas. Fazíamos reuniões adaptadas via whatsapp respondendo o
que foi feito no dia anterior pelo projeto, o que iria ser feito no dia e as
principais dificuldades para realizar as tarefas.
Atualmente estamos na parte de
venda do jogo, cometemos uma fala em priorizar o desenvolvimento do jogo e não
priorizar o jogo. Com isso estamos aprendendo a lidar com marketing, divulgação
e tem sido uma tarefa que gastamos bastante energia.
As lições mais valiosas nesse
período são: estudar mercado, definir público alvo e planejar o marketing com antecedência
e no início do projeto. Além disso, devemos pensar o projeto de acordo com a
equipe, que se conheça o perfil da equipe. E escolhas também sejam feitas de
acordo com equipe que desenvolverá.
Logo, produzir um jogo é igual a
qualquer trabalho, exige planejamento, pesquisa, análise e saber as capacidades
de todos envolvidos no projeto.
Conheça o projeto na PlayStore:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.StrikeGames.TicTacToeSP.Mobile
Conheça o projeto na PlayStore:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.StrikeGames.TicTacToeSP.Mobile
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